Em Caminho - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Assinala-se a 18 de Abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Assinala-se hoje, dia 18 de Abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano [em 2018, aquando da publicação original deste artigo] com o tema ‘Património Cultural: de geração em geração’.
Para assinalar esta data, inicio uma rúbrica do blogue dedicada ao património, a esses monumentos e sítios que o nosso Portugal ostenta em cada cidade, vila ou aldeia.


Para começar, vou falar sobre um dos emblemáticos monumentos da minha cidade – Santarém. Conhecida como a ‘Capital do Gótico’, Santarém tem um vasto património arquitectónico em termos de património, que dará em breve um artigo a ele dedicado. Falar do património e monumentos de Santarém, não pode deixar de ser falar sobre a Igreja da Graça.

Igreja da Graça - Santarém

Igreja da Graça – Santarém

A Igreja da Graça ou Igreja de Santa Maria da Graça, está localizada no Centro Histórico da cidade de Santarém, no Largo Pedro Álvares Cabral, sendo um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, constituindo um dos mais importantes exemplares da arte gótica no país.
No seu amplo interior encontra-se, entre outros, o túmulo de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil.
O interior tem a sua beleza, apesar de eu admirar muito mais o exterior, mas lá dentro também é interessante para uma visita. É composta por três naves definidas com arcos ogivais, assentes em colunas. Mas, como disse, na fachada é que está, a meu ver, o maior interesse. O que prende logo a atenção é a enorme rosácea e o pórtico em estilo gótico, entre outros elementos.

Interior da Igreja da Graça - Santarém

Interior da Igreja da Graça – Santarém

O monumento pode ser visitado entre as 10h00 e as 13h30 e as 14h30 e as 19h00 no verão e no inverno das 09h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00. Encerra às segundas-feiras.

Igreja da Graça - Santarém

Igreja da Graça – Santarém

Aproveite a visita para conhecer os restantes monumentos e sítios da cidade, nomeadamente do seu Centro Histórico, onde a maioria se encontram. Brevemente farei um artigo somente dedicado aos mesmos aqui no blogue.
Outra curiosidade e outra paixão minha são os revestimentos a azulejo de vários edifícios da cidade. Portugal é um país com muita tradição na azulejaria, uma arte que eu muito admiro e para a qual só recentemente despertei mais em consciência. Certamente será outro tema a abordar por aqui em breve.

Se planear visitar Santarém, estou disponível para dar indicações e ideias e até mesmo, para fazer de guia por esta cidade que me viu nascer e que me acolhe na maioria dos fins de semana e que tão bem sabe receber.

Bom caminho…

 Em Caminho

Artigo originalmente publicado no meu antigo blog – Em Caminho

“O principal objectivo deste blogue é, para já, o de despertar nos leitores e seguidores a curiosidade de serem turistas no seu país, na sua cidade. Espero conseguir pelo menos dar o incentivo, bem como algumas dicas interessantes, mas espero também receber muito. Receber ideias, sugestões, críticas, convites, etc.

Vou escrever sobre caminhos já feitos, sobre caminhos que tenciono fazer, sobre caminhos que gostava de fazer, sobre caminhos que podem ser feitos por outras pessoas. Vou escrever, sem data e hora marcadas sobre o que tiver a ver com os meus caminhos, as minhas viagens e incursões por este Portugal maravilhoso e, quiçá, por esse mundo fora.
Mas viajo assim tanto?
Não, claro que não. Infelizmente não tenho dinheiro para viajar sempre que me apetece, apesar de conseguir viajar com pouco como já tive oportunidade de fazer. Mas sempre que der para sair do sofá e ir por aí, vou tentar antes ou depois escrever por aqui.

A ideia é mesmo dar ideias para programas e locais a visitar, sempre numa óptica de turismo não convencional. De mochila às costas, ou mesmo à boleia. Dar a minha opinião e sugestão e deixar que o leitor descubra por si, pois cada local pode ter várias abordagens e despertar diferentes sensações a cada pessoa que o aborda”.

You may also like